Toshyro Inovação e Tecnologia

Google Meu Negócio: por que e como criar uma conta

Google Meu Negócio: por que e como criar uma conta
Fazemos o ERP Datasul trabalhar para você
Slider

As empresas devem fazer tudo ao seu alcance para atraírem clientes em potencial e se alinharem a suas práticas de busca por produtos e serviços. O Google Meu Negócio é uma das ferramentas gratuitas que auxilia as empresas de todos os portes a se exporem aos seus públicos e otimizar a interação com clientes em potencial.

Criar a conta é fácil, mas se ainda está em dúvida de como fazer, aproveite este texto para entender porque abrir o perfil do seu empreendimento na plataforma e como.

Motivos para abrir uma conta

Estatísticas e comportamento de usuários de internet

De acordo com pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) finalizada em março de 2020, 33% dos brasileiros com acesso à internet adquirem produtos e serviços por meio dela. Isso significa um total de mais de 44 milhões de pessoas iniciando e/ou finalizando transações de forma online, considerando os cerca de 134 milhões de usuários totais do país.

Outra pesquisa, realizada pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em 2019, indica que 97% dos usuários realizam pesquisas online antes de fazerem compras, mesmo que a finalização da aquisição ocorra física e presencialmente.

Em relação a decisores de compras de empresas, conforme números do Google, mais de 90% deles realizam pesquisas online no processo de tomada de decisão por um produto ou serviço e na escolha do fornecedor ou prestador.

Ou seja, não ter um perfil do Google Meu Negócio acaba sendo uma forma de esconder a empresa de potenciais clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Potencialização do comportamento de consumo online

Se naturalmente o comportamento de consumo vem mudando faz décadas, e migrando para o online sem indícios de retorno, isso foi potencializado com a pandemia do novo coronavírus, que chegou ao Brasil em fevereiro de 2020.

Desde lá, muitas empresas migraram do trabalho presencial para o remoto e viram vantagens nisso. Inclusive, algumas já manifestaram publicamente, pelos seus executivos, a intenção de seguir com o trabalho remoto. Com isso, e com a necessidade de evitar ao máximo deslocamentos e contato com outras pessoas, o comportamento de consumo que já conhecíamos foi potencializado e nada indica que haverá qualquer mudança na direção contrária.

Aumento da confiabilidade

Segundo o próprio Google, empresas com perfil completo e informações verificadas no Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis por clientes potenciais que pesquisa por prestadores de serviços.

Auxílio no marketing

Essa ferramenta entrega para o responsável pela conta uma série de número sobre a interação das pessoas com o site, indicadores que ajudam o negócio a ser mais efetivo em suas de marketing digital.

Por exemplo, a área de insights mostra como as pessoas pesquisam a empresa, se é diretamente pelo nome dela ou do serviço ou se é indiretamente, pela pesquisa de uma categoria de negócio ou tipo de serviço amplo. Esses dados podem ser usados para decidir como descrever o negócio e suas soluções em prol de mais cliques ou quais conteúdos postar e como no site.

Outros indicadores interessantes para entender a interação dos clientes potenciais, e como otimizá-la, são:

  • avaliações de serviços e atendimento;
  • mensagens recebidas pelo perfil;
  • formas que ocorrem as interações;
  • em quais dispositivos são feitas as pesquisas;
  • quais termos mais levam pessoas a interagirem com a empresa.

Como criar o Google Meu Negócio?

Acesso e preenchimento

Antes de tudo, a empresa deve ter uma conta Google. Caso ainda não tenha, pode criar uma rápida e gratuitamente antes de abrir o seu perfil de negócio.

Obtendo a conta, basta acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Comece agora”. Depois, é preciso preencher os dados necessários para identificar a empresa e abastecer seu perfil. São informações como nome, endereço, categoria de negócio e endereço do site.

Autorização e confirmação para gerenciamento da conta

Depois do preenchimento, uma caixa mostrará o nome da empresa e seus dados de contato para o responsável confirmá-las e informar que está autorizado a gerenciar a conta recém criada de acordo com os termos de uso do Google.

Após marcar a autorização e clicar em “Concordo”, o usuário precisará esperar pelo código de confirmação postal, que o Google envia por e-mail para o endereço indicado. Durante a espera, já é possível acessar o painel de usuário, mas os dados de endereço ainda não podem ser editados e nem aparecem nas buscas do Google.

Demora entre 7 e 15 dias para que a carta chegue ao endereço. Na chegada, seu código precisa ser digitado dentro do painel do perfil, em sua página inicial, no botão “Confirmar agora” em destaque.

Complemento e finalização da conta

Com a confirmação postal realizada e todas as funcionalidades liberadas, é importante deixar o perfil o mais completo possível, tanto para aumentar sua relevância dentro do Google quanto para melhor interação junto aos possíveis clientes. Então, aproveite recursos como:

  • botão de ligação: especialmente útil para influenciar o contato de usuários que pesquisam em smartphones;
  • inserção de rota, caso seja feito atendimento presencial;
  • horário de atendimento;
  • descrição da empresa;
  • linkagem com endereço do site;
  • apresentação do rol de serviços;
  • fotos.

Além da conta no Google Meu Negócio, temos perfis no LinkedIn, no Facebook e no Instagram. Nos siga para acompanhar nossos conteúdos para pequenas empresas e prestadores de serviços.