Toshyro Inovação e Tecnologia

Sustentação TOTVS/Datasul: quais as opções e como avaliar

Sustentação TOTVS/Datasul: quais as opções e como avaliar
Fazemos o ERP Datasul trabalhar para você
Slider

Como você sabe, a implementação do sistema de gestão não dá o trabalho como concluído. Isso porque o software pode necessitar de atualizações, aumento de capacidade para seus bancos de dados, melhorias no seu padrão de fábrica e correção de problemas pontuais. E é para dar esse acompanhamento que se faz necessária a sustentação para o ERP TOTVS/Datasul.

O processo trata de monitorar o funcionamento de toda a infraestrutura envolvida no sistema — softwares, hardwares, redes —, manter e elevar o desempenho e intervir em falhas e outros problemas imprevistos. Os objetivos dessas tarefas são entregar facilidade aos usuários e fazer com que o ERP seja um aliado em busca dos resultados de negócios da empresa.

Mas como manter essa sustentação? É sobre o que vamos falar neste texto. Siga.

Opções para manter a sustentação TOTVS/Datasul

Equipe interna + parceiro especializado

Além de sustentar o Datasul, o setor de TI da empresa pode se dedicar a outros softwares e hardwares, como os de comunicação interna e externa, que a companhia utiliza. O gestor da área e sua equipe participam do dia a dia do negócio e do planejamento estratégico global com profundo conhecimento sobre setores, objetivos, desafios e outros fatores específicos da organização.

Já um parceiro especializado na tecnologia do ERP pode prestar consultoria especializada em programação, linguagem do sistema, integrações e outros critérios técnicos que demandam conhecimentos especiais e experiência com atuação junto à tecnologia e seus códigos.

O parceiro, homologado como oficial, também pode apresentar soluções desenvolvidas nativamente para o ERP Totvs/Datasul, que aumentam seu potencial e podem cobrir faltas de recursos ou personalização inerentes ao padrão de fábrica do sistema.

Por essas características, geralmente é a melhor opção de sustentação para o sistema, já que alia pontos positivos da manutenção de uma equipe interna às especialidades de um parceiro preparado para intervir de maneiras específicas quando as necessidades fogem ao conhecimento e aos recursos do setor.

Somente com equipe interna

Nesse caso, é necessário contratar profissionais com conhecimentos precisos na tecnologia usada e alguma experiência em trabalhá-la. E esses profissionais também devem se manter atualizados constantemente em relação a novidades do sistema, atualizações e movimentos do fornecedor que impactam no ERP implementado.

Para situações pontuais, fica por conta da equipe de TI desenvolver novas integrações, soluções específicas e outros mecanismos necessários para qualificar o software e sua infraestrutura. Isso pode demandar muito tempo e sobrecarregar a área de TI, resultando em falta de suporte diário para usuários e demais sistemas e componentes.

Terceirização completa

Terceirizar completamente a sustentação TOTVS/Datasul pode elevar em muito os custos do trabalho, pois o parceiro deverá dar atenção diária à empresa e oferecer suporte 24×7. E junto a isso ainda deverá entregar projetos pontuais quando for necessário realizar alguma mudança estrutural ou upgrade com projeto novo.

Outra característica importante, que em alguns casos pode fazer diferença, é a falta de conhecimento interno sobre a empresa. Por mais que o parceiro terceirizado se mantenha próximo da organização e se preocupe em conhecer necessidades, metas e outros fatores internos, não participa do dia a dia.

Analisando as opções por critérios

Investimento x retorno

Trabalhando com um parceiro junto a uma equipe permanente de TI, a empresa investe em um setor essencial e que diariamente faz com que a otimização de processos com tecnologia funcione e dê resultados.

Quanto ao parceiro especializado, representa investimento pontual nos momentos em que projetos maiores ou que demandam mais especialidades forem necessários. E caso o cenário exija um acompanhamento um pouco mais próximo, ainda será menor que do aquele dado quando ocorre a terceirização total da sustentação, o que reduz o investimento necessário para obtenção do serviço.

Logo, a opção híbrida pode ser a que gera o melhor retorno por propiciar um maior controle de valores investidos, sendo que os resultados esperados de todas as opções são os mesmos: estabilidade, desempenho e melhorias contínuas.

Disponibilidade

Obviamente, um suporte 24×7 externo e uma equipe interna são as escolhas que significam mais disponibilidade de profissionais à infraestrutura e aos usuários. Então, é preciso avaliar que disponibilidade a empresa necessita e para qual tipo de suporte ou intervenção.

Por exemplo, se a equipe interna não for suficiente para o volume de suporte que a empresa precisa, é imprescindível contar com auxílio externo para essa questão.

Acompanhamento de atualizações

A equipe interna consegue sozinha acompanhar atualizações do sistema e outras novidades geradas pelo fornecedor e que necessitam de intervenções, mesmo que simples, no Datasul? Se a resposta for não, o negócio deve contar com assessoria para não ter problemas com um sistema defasado e possíveis transtornos técnicos gerados pela falta de atualizações e implementações acessórias.

Acompanhamento da legislação

Além de novidades relativas à tecnologia, regras de negócio e processos da própria empresa, o sistema tem de funcionar conforme diretrizes de leis variadas, como financeiras e tributárias.

Naturalmente, empresas especializadas na sustentação TOTVS/Datasul fazem esse acompanhamento e se preparam para as devidas mudanças técnicas que visam obedecer a requisitos legais. Portanto, se a TI interna não faz esse acompanhamento legal, ou não tem recursos e pessoal suficientes para fazer e se preparar tecnicamente, precisa de ajuda especializada.

Histórico

O histórico da empresa com o uso do sistema também precisa ser relembrado, pois ele diz muito sobre as necessidades do negócio, ocorrências e outros fatores. Se historicamente houve problemas por falta de suporte dedicado permanentemente, fica claro que o suporte 24×7, com equipe interna ou terceirizado, deve ser providenciado.

Também deve-se observar o histórico relacionado à sustentação do ERP em si, como integrações que já foram feitas e como elas estão funcionando, problemas já enfrentados, sucesso e prazo das atualizações e outras ocorrências. Por exemplo, um histórico de dificuldades para integrações e atualizações, geralmente demoradas, significa que assessoria especializada pontual faz sentido para sustentar o software e sua infraestrutura com estabilidade e desempenho.

Quer ter a melhor sustentação TOTVS/Datasul para sua infraestrutura e ainda tem dúvidas de como fazer isso? Entre em contato conosco e solicite uma avaliação gratuita de seu cenário e das necessidades da empresa em tecnologia.

Somos parceiros oficiais Progress, que é a tecnologia base do Datasul, para otimização, integração e inovação em geral junto ao sistema. Você pode nos contatar sem compromisso para analisar necessidades em TI relacionadas ao Datasul e novos projetos para o software.