+55 51 3748-7866

Investimento para o setor de TI: como conquistar o XTR e comprovar retorno

investimento para o setor de ti

Apesar de a tecnologia ser muito importante para uma média ou grande indústria, não é algo simples e fácil conseguir investimento para o setor de TI. Porém, não é impossível, e pode ser uma tarefa menos árdua se o gestor do departamento conseguir ilustrar para seus superiores o quanto a empresa tem a ganhar pela contratação de uma nova ferramenta.

Então, se você já conhece o XTR — integrador inteligente para o ERP Totvs/Datasul — e deseja tê-lo em seu setor para qualificá-lo e melhorar seus resultados, precisa transmitir aos demais gestores a importância da ferramenta para a organização. Além disso, e possivelmente ainda mais importante, deve demonstrar a eles o retorno em produtividade, redução de custos, qualidade de execução de tarefas e garantia de exatidão de dados.

Portanto, atente aos argumentos que o ajudaremos a construir para conquistar esse investimento para sua área.

Quais novas possibilidades o XTR dá ao TI e à empresa

Além de um setor de tecnologia, na visão de outros profissionais e gestores, assim como para a diretoria, o departamento serve de facilitador de processos. Isso quer dizer que o trabalho da área deve tornar mais fáceis e rápidos os processos para as outras e, na avaliação da cúpula da empresa, gerar de diversas maneiras.

Veja como, na prática, o integrador pode melhorar a forma como várias atividades são realizadas, possibilitando a geração de retorno em diferentes áreas:

  • gerenciamento e movimentação de dados em solução de Business Intelligence integrada ao ERP;
  • sincronia de informações entre módulos que possuem relação, como de departamento pessoal, recursos humanos e segurança do trabalho;
  • movimentação de dados entre ERP e software de força de vendas em via dupla para efetivação de vendas e registros completos e sincronizados;
  • integração ao ERP das informações de software específico de controle de produção (estoque, fluxos de trabalho, processos, documentos);
  • extração de dados da escrituração contábil para ferramenta de gestão patrimonial.

Essas são as aplicações mais comuns do XTR, mas outras necessidades, ainda que bastante específicas, podem ser atendidas pelas possibilidades de adequação do integrador a processos e movimentação de informação entre fontes e diretórios.

Quais beneficios o XTR pode trazer à empresa no geral

Simplificação e agilidade na gestão técnica da informação

Você sabe que após importações de dados e de mudanças em regras de negócios ligadas à movimentação de informações é necessário fazer recompilações, mesmo nos casos mais simples. Isso faz o gerenciamento técnico dessas atividades ser demorado, depender de chamados e da natural participação da área de TI.

Para reduzir demandas do departamento de tecnologia e aumentar a produtividade em diversos outros setores, o XTR torna dispensável essas recompilações e a necessidade de um profissional especialista em bancos de dados Progress para lidar com extrações. Logo, a equipe de TI é menos solicitada e a contratação de prestadores de serviços especializados nesses bancos de dados pode ser dispensada, o que significa redução de custos.

O deploy do integrador permite que os próprios usuários, com pouco treino, movimentem a informação que precisam da forma necessária sem ter conhecimento técnico de programação e sistemas. Assim, podem já seguir para as tarefas que exigem as extrações, se tornando funcionários multitarefas, além de mais produtivos, pois conseguem ter um grande volume de dados organizados em ambiente gráfico e simplificado para consulta independente.

Otimização do setor de vendas

Outra coisa que você sabe é que a cúpula da empresa dá muita importância à otimização das vendas, e justamente por isso talvez sua organização conte com um software de força de vendas. Mas a ferramenta tem rapidez e facilidade para contar com dados como preços, pedidos, itens e informações de clientes? É um grande volume de informações essenciais ao setor e às vendas, e por isso devem estar sempre disponíveis na ferramenta citada.

Então, para não tirar produtividade da área de vendas e ao mesmo tempo qualificá-la, o integrador pode extrair esses dados do ERP Totvs/Datasul para abastecer o aplicativo focado em vendas. Depois, a cada fechamento e fazendo também o caminho inverso, o XTR consegue informar o ERP sobre as vendas efetivadas para criação de novos registros no módulo de pedidos.

Fim de controles manuais e centralizados em pessoas

Uma empresa que fez um alto investimento em um ERP está desperdiçando dinheiro se há em setores controles sendo feitos manual e individualmente por alguns profissionais. Isso porque o sistema deve aumentar a produtividade geral, evitar problemas e centralizar todas as informações nele.

Quando isso acontece, muito do valor do ERP se perde. Por exemplo, se ele está defasado em relação aos dados da empresa podem ocorrer erros em gerenciamentos como de produção, de estoque e das finanças. E mesmo que não ocorram erros nas tarefas dos setores, a improdutividade pode ser sistemática pela necessidade de alguns profissionais sempre dependerem de outros para terem acesso a informações.

Geralmente, esse cenário é fruto de necessidades às quais o ERP não atende naturalmente em seu padrão, como impossibilidade de integração a fontes e aplicações externas e cruciais para alguns setores. Daí a necessidade de um integrador inteligente para acabar com essa realidade equivocada e perigosa de uma empresa.

Melhoria e valorização do setor de TI

Um investimento para o setor de TI pode mudar o paradigma de alguns processos que possivelmente criam problemas para os profissionais da área, como:

  • agendar extrações entre o Totvs/Datasul de ou para ambientes externos via RPW;
  • comunicar o ERP corretamente com webservices e servidores;
  • consultar serviços remotos;
  • entregar qualidade e usabilidade aos usuários, traduzindo o trabalho técnico da TI em experiências fáceis para os profissionais dos outros setores.

Como já explicamos anteriormente, todas essas responsabilidades deixam de ser desafios com a aplicação de um integrador inteligente, que automatiza algumas funões citadas e descomplica outras. Logo, com mais rapidez e taxa de entregas eficientes, o TI é mais valorizado pela organização.

Agora que o ajudamos a argumentar esse investimento para o setor de TI que está sob sua responsabilidade, ficou mais fácil fazer a negociação interna e conquistar um integrador que poderá facilitar e melhorar sua gestão e o atendimento a seus clientes internos. Portanto, entre em contato conosco para uma avaliação sem compromisso da implantação do XTR na sua empresa.

Scroll Up