+55 51 3748-7866

Integração de sistemas ao ERP: por que escolher o XTR

integração de sistemas ao ERP

Pelo número de verticais com as quais uma empresa deve lidar, nem sempre o ERP Totvs/Datasul consegue atender às necessidades de lidar com todas elas em sua forma padrão. E justamente por isso a integração de sistemas ao ERP é algo tão importante. Porém, nem sempre é algo simples como deveria ser, motivo pelo qual desenvolvemos o XTR — Integrador Inteligente de aplicações e diretórios externos com o ERP.

Para atender aos objetivos de uma integração útil e inteligente, o integrador é desenvolvido em linguagem ABL Progress OpenEdge. Ou seja, é 100% nativo em relação ao próprio sistema que a empresa já utiliza e totalmente compatível ao seu ERP e demais soluções também baseadas na linguagem que sejam utilizadas.

Agora, para entender melhor as possibilidades que a solução dá à sua empresa, saiba como ela pode mudar totalmente os paradigmas da integração dos sistemas da sua organização.

Automação da comunicação do ERP com fontes externas

Como integrador inteligente, o XTR consegue automatizar a comunicação do ERP Totvs/Datasul com servidores ou webservices que são totalmente externos ao sistema. Dessa forma, é possível movimentar dados do ERP para outras aplicações e vice-versa,a mantendo os dados integrados entre os diferentes sistemas e possibilitando a centralização da informação no ERP se for a necessidade da empresa e dos usuários.

Consequentemente, a consulta e o controle de dados que precisariam ser feitos em diretórios e demais fontes externas podem também integrarem-se ao ERP, tornando o sistema central da empresa ainda mais útil e inteligente para os setores e seus processos.

Simplificação de relatórios complexos

Na importação ou na extração de informações complexas e com muitas variáveis, que vêm de fontes externas, a integração de sistemas ao ERP feita pelo XTR permite que a visualização deles seja mais simples.

Isso é possível por meio da interface amigável do integrador, que quando adere ao sistema Totvs/Datasul traz dados para ele e dá aos usuários poder de montagem da consulta de informações externas nele próprio — tudo dentro de um modelo de organização intuitivo e padronizado.

Como também é possível extrair dados do ERP para outros sistemas, qualquer consulta que fique menos complexa e mais direta em uma aplicação externa pode ser feita sem que o sistema central seja privado desses dados.

Por exemplo, se algumas informações relacionadas a vendas que estão no ERP, e possivelmente se originem nele, precisarem estar também no CRM, a movimentação pode ser feita. E por conta de o CRM ser um software especializado apenas em vendas, essa informação pode ser melhor aproveitada e organizada dentro dele e não no ERP.

Extração de dados em diferentes formatos de arquivos

Enquanto uma aplicação externa pode gerar informações em arquivos TXT, outra pode ter o XML como seu formato padrão, além das possíveis planilhas mantidas nos setores por falta de recursos específicos do sistema.

Para acabar com a manutenção de planilhas manuais e incompatibilidade de arquivos de dados, o integrador extrai informação nos mais diversos formatos e permite que independente do tipo de arquivo os dados sejam extraídos para o ERP.

Redução do número de chamados para a TI pela facilidade de uso

Com exceção dos profissionais da área de TI, talvez nenhum outro usuário do ERP da empresa tenha conhecimento de codificação e linguagem de programação, o que é necessário em algumas situações para extração de dados externos.

Integrando o XTR ao ERP Totvs/Datasul, ou a outra aplicação baseada em OpenEdge Progress que a organização utilize, os usuários podem fazer as extrações sem terem o conhecimento técnico que os profissionais de tecnologia da empresa têm. Por consequência, os setores podem trabalhar mais dinamicamente e serem mais produtivos, além de o departamento de TI passar a ter menos demandas diárias e não ficar sobrecarregado.

E quando nos referimos a este ERP e a integrações é preciso sempre lembrar que existe a necessidade fazê-las na linguagem própria do sistema, o que demanda uma automação de integração baseada nela ou longos processos, até mesmo com ajuda de profissionais externos, em cada extração — mesmo que seja algo simples.

Ademais, existe a necessidade de fazer recompilações nessas situações ou quando regras de negócios são modificadas, o que deixa de ser preciso a partir do deploy do XTR. Em suma, a gestão técnica do sistema em relação a extrações e importações é drasticamente simplificada, agilizada e pode ser atribuição dos próprios usuários em suas rotinas de uso e movimentação de informações no ERP.

Como você percebeu, o integrador inteligente pode ser a solução para acabar com problemas de integração de sistemas ao ERP que frequentemente dão dor de cabeça à área de TI das médias e grandes empresas. Aliás, o grande ganho não é só o término de complicações em situações corriqueiras e que deveriam ser mais simples, pois a solução também ajuda a organização em relação a produtividade, redução de custos e qualificação de processos.

Quer saber mais sobre o XTR? Veja alguns cases de usuários da ferramenta e conheça melhor sua interface.

Scroll Up