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Como calcular a margem de lucro na prestação de serviços

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Quando se fala em lucro, normalmente as pessoas pensam no dinheiro que entra na empresa após os gastos. De forma simplista, até está correto, mas existem diferentes tipos de lucro, cada um tendo a própria importância na gestão empresarial.

Logo, empreendedores devem saber calcular a margem de lucro dos serviços que prestam e entender o que cada forma de cálculo do lucro significa. Serão esses cálculos e conceitos que explicaremos adiante neste texto.

Margem de lucro bruta: a rentabilidade sobre investimento

A margem bruta é o valor que a empresa gera em cada prestação descontando somente os valores gastos diretamente para entregá-las. São custos variáveis e pontuais, que ocorrem na proporção do volume de serviços.

Dessa forma, são elencados esses gastos, somados e reduzidos do valor cobrado pelo serviço. Também, isso pode ser feito ao fim do mês para se apurar a margem bruta média do período.

Impostos

Para saber o quanto de imposto gera sobre cada nova prestação de serviço, o responsável precisa observar o regime tributário da empresa e as suas alíquotas.

Por exemplo, optantes pelo Simples Nacional com faturamento de até R$ 15 mil por mês enquadram-se na primeira faixa do Anexo III do regime, que cobra 6% de imposto sobre o faturamento bruto mensal. Assim, quem está nessa situação já sabe que pode reduzir 6% do valor de cada novo serviço para o cálculo.

Custos operacionais diretos

Além do serviço em si, dependendo do tipo de prestação, a empresa pode ter esses custos em cada atendimento na aquisição de mercadorias ou em contratações específicas que tem de fazer para concluir seu serviço. São despesas fundamentais para que o serviço seja efetuado, como:

  • contratação de profissional freelancer;
  • abastecimento para deslocamento até o cliente;
  • aquisição de tecnologia para aplicação pontual;
  • compra de material ou equipamento para uso específico apenas no serviço em questão.

Na prática, a margem bruta representa a rentabilidade da empresa: o quanto ela obtém de retorno sobre o que investe para desenvolver cada atendimento.

Supondo que um serviço seja precificado em R$ 500 e gere uma despesa de R$ 150 em materiais e R$ 30 em impostos, considerando os 6% do exemplo acima, a margem bruta fica em R$ 320, equivalente a 64%. A conta para converter o valor em percentual é a seguinte:

  • valor da margem (320) ÷ valor do serviço (500) = 0,64;
  • resultado anterior (0,64) x 100 = 64%.

Considerando 25 atendimentos em um mês, seriam R$ 12.500 em serviços, R$ 3,750 em despesas diretas e R$ 750 em impostos, deixando uma margem bruta de R$ 8 mil. Sem nenhuma variável, o percentual da margem seria igual ao anterior.

Margem de lucro líquida: o real lucro da empresa

A margem líquida significa o que a empresa efetivamente coloca em caixa e nas contas bancárias depois de pagar todos os seus custos. Portanto, para calcular a margem de lucro dos serviços na forma líquida considera-se também itens como:

  • despesas administrativas: são gastos não operacionais, como energia elétrica, aluguel, honorários do contador e hospedagem do site;
  • outras despesas operacionais: aqui incluímos despesas não colocadas acima como diretas e variáveis no cálculo anterior, como funcionários fixos e tecnologias utilizadas permanentemente para os serviços;
  • despesas financeiras: juros e taxas pagas ao banco por serviços financeiros e bancários;
  • despesas extraordinárias: como a reposição ou o conserto de um aparelho danificado, um custo desse tipo é inesperado e não recorrente;
  • despesas legais: são gastos com serviços de cartório e possíveis processos judiciais;
  • outras despesas.

Para se chegar à margem líquida é preciso elencar tudo o que saiu do fluxo de caixa da empresa durante o período calculado, repetindo o cálculo que fizemos anteriormente.

Como definir o lucro dos serviços?Idealmente, quanto maior o lucro, melhor, mas não se pode estabelecer a lucratividade da prestação de serviços baseando-se apenas no desejo de maiores ganhos. Por isso, os demais componentes da precificação dos serviços e o mercado devem ser analisados.

Para a lucratividade, é interessante pesquisar a média da concorrência e do mercado em geral para não cobrar valores muito altos pelos atendimentos. Junto a ela é preciso avaliar os custos da empresa, que se forem baixos podem permitir a aplicação de um percentual de lucro maior sem que os valores praticados no ramo em geral sejam superados.

Outro fator muito importante é o ponto de equilíbrio, quando todas as despesas são pagas e o negócio pode lucrar. É preciso saber os custos totais e quantos serviços precisam ser prestados para cobri-los antes de se obter lucro. Assim, fica mais fácil atribuir aos preços uma margem coerente e financeiramente segura.

Se tratando de mercado, a diferenciação entre clientes ou o aproveitamento de oportunidades pode ser útil para a definição da margem. Por exemplo, se a concorrência para a entrega de determinado serviço é pequena, sendo o prestador demandado com mais urgência por todos os clientes, essa oportunidade pode servir para atribuição de uma margem maior na precificação.

Em outra hipótese, se o prestador tem uma concorrência grande, mas se disponibiliza a atender pessoas e empresas em horários incomuns, nos quais a maioria dos players não trabalha, o lucro pode ser maior apenas para os trabalhos feitos nesses horários, pela disponibilidade extraordinária da empresa.

Fazer uso de um ERP para pequenas empresas também ajuda bastante nas tarefas de calcular a margem de lucro dos serviços, pois a ferramenta abrange a totalidade das despesas e não deixa que nenhum item seja esquecido na apuração. O software ainda auxilia com a emissão de relatórios segmentados para a visualização dos dados em períodos com o faturamento, tornando a conta mais exata para a tomada de decisão.

Como a definição do lucro e o cálculo de preços são estratégias que andam juntas e impactam uma na outra, temos no blog um conteúdo totalmente voltado à precificação: saiba como calcular o preço dos serviços na sua empresa.